Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

obras_maio.jpg

A obra com grande pena nossa ainda não está perto do fim. Mas já preenchemos as áreas com lacunas no pavimento de tacos e estamos a afagá-los. Já estão feitas as sancas com acabamento a gesso. Já estão quase prontos os aros de madeira nos vãos abertos entre compartimentos e os rodapés reaproveitados já estão colocados no sítio. Os rebocos novos estão quase quase... e por isso, em breve, começamos a aplicar os pavimentos novos em mosaico hidráulico nas instalações sanitárias e cozinha.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Afinal o tecido azul já está (quase) transformado num vestido para mim, mas ainda vai dar para uns calções para as minhas filhas...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

Tesouros da casa

04.04.16

tecidos tesouros.jpg

No anexo dentro de uma arca encontrei uma colecção de tecidos, durante a primeira arrumação que demos às coisas, guardei-os para ver o que lhes fazia depois. Alguns eram apenas retalhos mas que já usei para umas almofadas com sementes de trigo para aquecer os pés. A semana passada tive tempo para dar uma segunda arrumação ao anexo e os tecidos vieram outra vez parar às minhas mãos. Não resisti, trouxe alguns para lavar e dar-lhes uso: uma lona azul e uma rosa às riscas, um burel castanho muito macio, um pedaço de linho branco e um tecido fluído cor de ganga. O tecido azul forte vai servir para uns pares de calções para as miúdas do livro Happy homemade vol. 5 (um livro de modelos em japonês que comprei há uns 2 anos na Retrosaria). Pode ser que ainda dê para fazer qualquer coisa para mim...

Autoria e outros dados (tags, etc)

1 sanca.jpg

executada com o molde feito por nós...

Autoria e outros dados (tags, etc)

janelas velhas_portadas novas.jpg

As janelas velhas vão ser transformadas em portadas. Começámos ontem a remover os vidros e as massas para depois colocar contraplacado a fazer a almofada opaca.

Autoria e outros dados (tags, etc)

mosaico hidraulico novo.jpg

Fomos até à SOMOR em Montemor-o-Novo para escolher um novo mosaico para o pavimento que faltava. Há tantos desenhos e tantas possibilidades de combinações de cores que ainda lá estaríamos agora se o senhor não tivesse lá uns prontos... e foram mesmo esses que vieram connosco para revestir o pavimento da casa de banho do piso térreo!

Autoria e outros dados (tags, etc)

sancas collage.jpg

sancas4.jpg

Nas zonas das novas paredes ficam a faltar rodapés e sancas de gesso nos tectos. Os rodapés guardamos das áreas demolidas no piso térreo para recolocar nas áreas em falta, mas as sancas têm que ser refeitas no local com gesso. Para isso fizemos uns moldes em chapa galvanizada. Com recurso a um pente molda-se o contorno da sanca, reproduz-se na chapa e recorta-se. Cuidado não se enganem, como nós na primeira, o que querem é uma peça igual ao pente. Depois de verificados no local e levar mais uns cortes para acertos finais, temos 4 moldes prontos para o mestre fazer as sancas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Depois de limpos da camada de argamassa da parte de baixo, de lavados e escolhidos, faltava lixá-los para retirar a sujidade de anos de uso... infelizmente só vai dar para a casa de banho mais pequena que leva a pastilha preta e vamos ter que arranjar outra solução para a do piso térreo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

...

e os gostos vão sendo atualizados. Para substituir o velho azulejo escolhemos uma pastilha preta brilhante que cria reflexos com a luz que o túnel da velux deixa entrar o dia todo. Há quem pergunte porquê a mudança de azulejo. Além da vontade de apropriação do espaço que pede que se alterem certos aspetos, colocando-os ao nosso gosto, houve também a questão prática de substituir todas as infraestruturas. Mas, se o revestimento das paredes é novo, o chão que vamos colocar é bem velhinho: um mosaico hidráulico que resgatámos do velhinho hospital e que ia para o lixo... Aos poucos a casa vai estando...

Autoria e outros dados (tags, etc)

Depois de muitos dias a preparar a Casa da Laranjeira, está pronta a receber os hóspedes... É um desafio que decidimos abraçar. Foi cansativo, levou tempo, foi feito aos poucos quando o tempo permitia, mas está operacional! Para quem quiser umas férias numa área calma e tranquila no meio do casario e com acesso pedonal a quase tudo... e uma albufeira mesmo aqui ao lado!

CL_2.jpg

CL_12.JPG

CL_7.JPG

CL_8.JPG

CL_13.jpg

CL_9.JPG

Mais informações aqui no Airbnb

Autoria e outros dados (tags, etc)



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D